Segundo o Ministério do Desenvolvimento Agrário o Programa Territórios da Cidadania tem como objetivos promover o desenvolvimento econômico e universalizar programas básicos de cidadania por meio de uma estratégia de desenvolvimento territorial sustentável. A participação social e a integração de ações entre Governo Federal, estados e municípios são fundamentais para a construção dessa estratégia. O CODETER é uma instância onde essa participação social, para o controle e monitoramento das políticas públicas, acontece. Atualmente, o Colegiado de Desenvolvimento Territorial da Mata Sul de Pernambuco é composto por 19 municípios. Aqui você poderá encontrar informações atualizadas sobre as atividades deste território.

O Território Mata Sul - PE abrange uma área de 4.003,40 Km² e é composto por 19 municípios: Barreiros, Bonito, Jaqueira, Rio Formoso, São José da Coroa Grande, Tamandaré, Água Preta, Amaraji, Belém de Maria, Catende, Cortês, Gameleira, Joaquim Nabuco, Maraial, Palmares, Primavera, Ribeirão, São Benedito do Sul e Xexéu.

A população total do território é de 468.853 habitantes, dos quais 134.707 vivem na área rural, o que corresponde a 28,73% do total. Possui 12.668 agricultores familiares, 10.145 famílias assentadas e 1 comunidade quilombola. Seu IDH médio é 0,62.

Fonte: Sistema de Informações Territoriais (http://sit.mda.gov.br).